Eu amo brechós. Tipo muito. Só tem um problema quando você descobre o mundo maravilhoso dos brechós: não tem volta. Você nunca mais vai conseguir pagar bastante naquela camisa bonita da loja de departamento sem ter um aperto no coração.
O mais legal dos brechós é que é um belo jeito de consumir de forma consciente. É como um grande ciclo colaborativo: o que eu não gosto mais, você gosta. Você passa pra frente e a coisa anda. O resultado: um monte de peça bacana por um preço mais do que justo.
1- Não ter preconceito
Não adianta, quem quer apostar em roupa de brechó não pode ter preconceito. Tem muito brechó arrumado e cheirosinho, mas tem uns bem treta também, e eles podem ter uns achados a preço de banana que você não pode ignorar! Então supera isso em prol de uma peça exclusiva.
2- Garimpar sem pressa
Já superou o passo 1? Então não tenha pressa. Fuce cada arara, procure em tudo quanto é canto. Tem coisas maravilhosas nos confins dos brechós, sério. Ir em brechó correndo costuma não surtir muito efeito. Então vá com tempo e paciência.
3- Enxergar o potencial de cada peça
Nem sempre as peças estão bem cuidadas ou na sua melhor forma. Então é preciso enxergar o potencial de cada uma e ver além das centenas de cabides. Uma boa lavada e customizações, como troca de botões ou pequenas reforças, fazem milagre.
Acho que essa é a dica mais importante. Uma amiga já comprou uma camisa de seda que se desmanchou com o primeiro uso, porque estava podre de tão velha! Já vi furos só quando cheguei em casa também. Então dê uma boa olhada (manchas, furos, tecido velho etc.) pra não se surpreender depois.
5- Não comprar por impulso só porque é barato
Essa é meio difícil de seguir, mas tem que ser lembrada! Já comprei muita coisa nada a ver em brechó só por ser barato. Em Porto Alegre, que tem uns brechós maravilhosos, comprei as coisas mais nada a ver da vida: um colete que provavelmente nunca vou usar e um vestido de seda longo, todo transparente. Pareceu incrível ter essas duas peças por menos de R$ 50, mas cheguei em casa e pensei: por quê? Estão na sacola até agora... Então cuidado com a empolgação. Pense e avalie. Não é porque custa R$ 2 que você precisa comprar. Só compre o que realmente for usar :)
vem cá nos brechós comigo, te preciso!
ResponderExcluir