Trabalhar no que se ama: overrated ou a melhor decisão da vida?

O post "Precisa mesmo fazer o que se ama?" acabou tendo uma repercussão bem legal, então, para quem quiser ler mais sobre o assunto, indico:


“Não é todo mundo que pode, efetivamente, largar tudo e botar um mochilão nas costas (e aqui não faço nenhum julgamento moral sobre isso, é só uma questão de oportunidades e de classe), isso gera uma ansiedade absurda em quem já se sente oprimido pelo trabalho” [...] O problema é que o que circula são sempre os casos bem sucedidos. De quem pediu demissão e inventou um negócio bem sucedido. De quem nunca trabalhou em uma firma e vive de frila, rodando o mundo enquanto escreve uma ou outra matéria. Mas o que eu sempre me pergunto é: quem pode, efetivamente fazer isso? Eu acho restrito, ingênuo e glamourizado.


"As pessoas vão morar em Berlim para viver, não para trabalhar."


"Não sei se desistir de tudo e fazer o que você realmente gosta é uma atitude tão corajosa assim. Eu conheço muita gente que é apaixonada pela profissão que escolheu e está desistindo."


"Nem todo mundo pode, nem todo mundo quer."

E você? O que pensa sobre trabalhar no que se ama? Precisa mesmo? Tem necessidade de tanta pressão em relação a isso? É mesmo do trabalho que a gente deve retirar a nossa felicidade? Escreve aí nos comentários ou ali no facebook.

Abaixo, as respostas de algumas das pessoas com as quais eu falei - grande parte tem, mais ou menos, a mesma idade que eu (25):



"Overrated."

“A gente só tem que parar de pensar que é esse o caminho.”

 “Quais os esforços para se trabalhar no que ama? Amar algo e trabalhar são inversos. Amo gravura e amo dar aula, odeio me submeter àlgumas coisas da arte e odeio toda a burocracia e a péssima qualidade de ser professora do Estado. Melhor que trabalhar em outras coisas? Sim, mas nesse processo de transformar aquilo que amo em trabalho sinto tudo meio desgastante. Perde o tesão.”

“Fantasia de baby boomer.”

“O salário não acompanha o amor.”

“Eu acho incrível.”

“Eu sinto que o resto do mundo que caga pra isso é mais feliz. O que você ama pode se tornar uma merda quando você não tem reconhecimento, não tem retorno. Ainda dou valor pra isso e me sinto uma idiota quando vejo as pessoas que não dão passando férias em Bahamas porque empreenderam em algo que dá retorno. E aprenderam a amar aquilo. Retorno provoca amor, talvez.”

“Deixe o que você realmente ama guardado de uma outra forma que não seja trabalho e você o terá para sempre.”

“É fácil estar super feliz amando o trabalho quando se tem cama limpa e comida na mesa.”

“Talvez exista uma noção de amor romantizado com relação a trabalho.”

“Desafiador.”

“Sinceramente, só se der dinheiro porque hoje os melhores profissionais que trabalham por amor não são valorizados.”

“Enquanto eu precisar trabalhar simplesmente pra sobreviver e pagar as contas, não amarei o que faço, independente do que seja.”

“Acho que é o jeito mais rápido de transformar algo prazeroso numa merda foda.”

“Prefiro estar trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa. Sem dúvidas. Meu trabalho me completa como ser humano.”

A única opção que deveria existir. E sobre "fazer o que ama não dá dinheiro", para mim é só uma crença limitante, existem "cachorro-quenteiros" riquíssimos, existem bordadeiras ricas, médicos ricos, artistas ricos, pilotos ricos, é só colocar o foco do seu trabalho em também gerar lucro. É investir o empreendedorismo no seu amor e ganhar com isso.”

“Acho mais uma ideologia criada pra fazer a gente se acomodar com o sistema. A gente trabalha muito, ganha mal, se obriga a aceitar as burocracias e injustiças do capitalismo, sobrevive pra pagar as contas. Mas tudo bem, porque ‘trabalho com o que amo’.”

“Trabalhar no que se ama é trabalhar com carinho. Quando você ama o que você faz, trabalha feliz. Trabalhando feliz você produz mais, produzindo mais o ganho é maior.”

“Em algumas áreas, mesmo quando você ama, é difícil ganhar dinheiro. Mas, como regra geral, você costuma se dedicar mais e fazer melhor e melhorar com o tempo em coisas que você faz por prazer. E isso é a receita para o sucesso. É muito difícil ser bem sucedido/se destacar fazendo algo forçado ou por obrigação protocolar.”

Não acho que a felicidade está em se trabalhar no que se ama. Acho sim, que quando escolhemos com o que vamos trabalhar, a gente precisa escolher algo que goste (e gostar não é amar). Primeiro, trabalhamos porque precisamos de dinheiro. Apesar de gostar muito do que faço, eu não amo. Tudo aquilo que é feito com amor, é puro e, principalmente, não tem preço.”

“Eu penso que [escolhendo trabalhar no que eu amo] tomei a melhor decisão da minha vida!”

“O trabalho que eu amo me faz acordar todo dia 5h30 da manhã, coisa que eu odeio!  Muitas coisas das quais eu me deparo todos os dias eu tenho um ranço danado. Mas fazer o que se gosta torna aquilo menos doloroso ao longo do dia!”

"Simplesmente essencial. E um dilema. Há três explicações diferentes pra eu ter escolhido uma profissão que não amo:
- mudei meu gosto;
- não tive a experiência necessária para saber o que realmente amava;
- deixei o que eu mais amava para hobbie seguindo os conselhos da minha família em fazer o que é mais lucrativo/valorizado e que ao mesmo tempo com o que eu tenha facilidade em fazer.
Hoje, divido meu tempo no meio exatamente entre minha profissão (meu sustento) e minha paixão. Sou muito mais feliz fazendo o que amo, mesmo isso não dando lucro nenhum.”


"Meu maior sonho, mas ele parece cada vez mais distante."

“Não há amor que resista a uma conta bancária no vermelho no fim do mês.”

2 comentários

  1. Acho que é algo pra se investir e me identifiquei mais com a opinião de quem disse que devia ser a única opção... mas pelo jeito, praticamente um tabu. :) Acho válido a gente se questionar... por quê?

    ResponderExcluir
  2. Acho que é algo pra se investir e me identifiquei mais com a opinião de quem disse que devia ser a única opção... mas pelo jeito, praticamente um tabu. :) Acho válido a gente se questionar... por quê?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...