A Fashion Revolution de Manuela Casali - Quem faz suas roupas?

Em fevereiro deste ano eu passei por uma experiência que mudaria por completo a minha relação com as minhas roupas. Eu me inscrevi para participar de uma ação organizada pelo Fashion Revolution, em parceria com as ONGS 27 Million Brasil e Stop The Traffik. A ação era o Fashion Experience, inspirada em intervenções que o Fashion Revolution já tinha feito ao redor do mundo, como a máquina de camisetas de 2 euros em Berlim. 

Até o momento do treinamento, eu não sabia muito bem o que ia acontecer. Lá, descobri que seria um box que simularia uma loja temporária no meio da Avenida Paulista e, dentro da estrutura, os visitantes – até então atraídos por supostas promoções incríveis – teriam contato com uma realidade muito grave da indústria da moda: o tráfico de pessoas e o trabalho escravo.
Como profissional de moda, já tinha consciência de que esse tipo de situação existia, e que muitas marcas que a gente usa e adora já foram flagradas utilizando esse tipo de mão de obra. No entanto, foi depois do treinamento, em que passaram para os voluntários dados reais do que acontece por aí, é que eu realmente tive noção do tamanho do absurdo. Os treinadores sugeriram que assistíssemos ao documentário The True Cost (tem no Netflix!), e foi esse filme que dividiu a minha vida em duas partes, que fez com que eu me envolvesse emocionalmente com a causa. Não dá pra ter contato com isso e continuar sendo a mesma pessoa, seguindo a vida da mesma forma. É impossível.
Enfim, chegou o primeiro dia da ação, e eu estava bem nervosa, porque sabia que tipo de situação eu poderia ter que lidar: pessoas falando mal do governo, querendo brigar, pessoas se sentindo frustradas e enganadas por aquilo não ser uma loja de verdade, gente dizendo que aquilo ali era tudo mentira. De fato, aconteceu; muitas pessoas sentiram raiva, gritaram com os voluntários, pessoas que não queriam abrir os olhos para isso porque, a partir do momento que você sabe, tem que tomar uma posição, tem que fazer alguma coisa, e não é fácil fazer alguma coisa. No entanto, encontrei muito mais pessoas que, assim como eu, se sentiram tocadas e emocionadas e que com certeza saíram dali repensando seus hábitos de consumo e pensando em cobrar das suas marcas favoritas uma posição.
Eu estou começando uma carreira como consultora de estilo, e essa experiência mudou completamente minha dinâmica de trabalho. O consultor é um profissional que acaba de relacionando de forma muito pessoal com o seu cliente, porque ele está ali para começar uma transformação na vida dele, e na minha bagagem agora é muito importante carregar mais essa mudança para a vida de alguém; despertar – além de uma consciência de si próprio – uma empatia em relação às pessoas que construíram aquilo que a gente tá vestindo.
Manuela Casali
Consultora de Estilo
manuelacasalic@gmail.com
(11) 98548-7372

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...